ACADÊMICOS DO 5º ANO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS REALIZAM VISITA TÉCNICA NA SOORO

Fazendo parte dos estudos na matéria de Contabilidade para a Sustentabilidade, na última terça-feira, 09 de maio de 2018, o Prof. Dr. Martin Airton Wissmann e os acadêmicos do 5º ano do curso de Ciências Contábeis da UNIOESTE campus de Marechal Cândido Rondon realizaram uma visita técnica na empresa SOORO, situada na mesma cidade. A visita teve por objetivo verificar a questão sustentável e socioambiental da entidade.

Primeiramente os acadêmicos puderam conhecer um pouco mais da história da SOORO e dos seus fundadores. Após isso, houve uma breve explanação do processo produtivo, bem como os seus processos gerenciais, contábeis e de custos. Isso fez com que os acadêmicos percebessem como todos os ensinamentos em sala de aula são aplicados em uma empresa. Após as orientações sobre a necessidade do uso de equipamentos de proteção individual e de higiene, os acadêmicos foram guiados em uma visita na área de produção, recebendo todas as explicações desde a recepção da matéria-prima, processo produtivo, estocagem e o tratamento dos resíduos.

A SOORO tem como um dos seus focos a sustentabilidade, no qual possui como matéria-prima o soro do leite, resíduo, principalmente, da produção do queijo. Antes de iniciar as suas atividades, as indústrias de laticínios da região precisavam fazer o tratamento adequado deste soro antes de devolvê-lo para a natureza, portanto gerando custos para essas empresas.

A partir da instalação da SOORO, os laticínios passaram a vender o soro, com isso eliminando o custo de tratamento e gerando uma receita adicional.

Já para a SOORO, esse resíduo da produção do queijo (soro) se torna a sua matéria-prima, onde dela são produzidos 5 tipos de produtos: o concentrado proteico WPC (WEY protein), permeado em pó, soro do leite em pó, manteiga e creme ATG.

A SOORO possui 17 anos de existência e continua investindo constantemente no desenvolvimento de produtos de qualidade, de melhores processos produtivos, bem como desenvolvimento social e ambiental. Ressalta-se que a empresa foi pioneira no

Brasil no sentido de seu processo industrial ser exclusivo de soro do leite. Hoje, seus produtos são comercializados para grandes grupos, tais como a Nestlé, Bauduco e Hershey’s.

A visita possibilitou aos acadêmicos a percepção prática da aplicação da contabilidade, constatando que os assuntos abordados em sala de aula dão o suporte teórico para a aplicação nas empresas. Também foi possível observar o processo produtivo desde o ingresso da matéria-prima até a estocagem do produto final, o que facilitou a compreensão das etapas produtivas e a importância da contabilidade nesse processo. De forma complementar, como um dos objetivos da visita, foi possível observar a preocupação e os investimentos promovidos, pela empresa, em ações socioambientais caracterizando-se como uma área em expansão, pois os aspectos sustentáveis vão além das obrigações legais e a contabilidade tem papel fundamental nesse processo.