Egressos de Ciências Contábeis recebem prêmio nacional

Os egressos do curso de Ciências Contábeis da Unioeste de Marechal Cândido Rondon, Leunan Jandrey Kaiser e Julia Thaís Herpich Wendland, orientados pelo Professor Dr. Martin Airton Wissmann, receberam a Menção Honrosa, na categoria profissionais, do Prêmio Chico Ribeiro sobre Contabilidade, Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público, edição 2018.

O estudo intitulado A Eficiência dos Gastos Públicos Relacionada à Qualidade da Educação Básica de Municípios do Sul do Brasil", mostrou que os gastos com educação, aplicados nas séries iniciais do Ensino Fundamental, cresceram em maior proporção do que sua qualidade, no período de 2005 a 2015. Demonstrou, também, que os municípios do Paraná e de Santa Catarina se mostraram mais eficientes na aplicação dos recursos em educação enquanto que o Rio Grande do Sul se mostrou menos eficiente entre os três estados.

A Cerimônia de Premiação ocorreu durante a programação do VIII Congresso Internacional de Contabilidade, Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público (15, 16 e 17 de agosto de 2018).

O Prêmio Chico Ribeiro sobre Contabilidade, Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público foi instituído em 2010 com o objetivo de fomentar a discussão da temática de informação de custos e melhoria da qualidade do gasto público, premiando trabalhos, artigos científicos e relatos de experiências, de alunos e profissionais que abordam o assunto da premiação.

O Prêmio é dividido em três (3) categorias de participação: estudantes de graduação, profissionais e relatos de experiências. Os trabalhos submetidos devem atender à um dos cinco (5) temas que norteiam a premiação: “informação de custos no setor público para avaliar resultado e desempenho”; “experiências de implantação de custos (casos práticos de aplicação)”; “abordagem tecnológica (TI)”; “qualidade do gasto no setor público” e “tópicos conceituais e contemporâneos de contabilidade aplicados ao setor público”.

A partir da terceira edição, herdou, em homenagem póstuma, o nome do Prof. Dr. Francisco Ribeiro Filho, passando a ser reconhecido como “Prêmio Chico Ribeiro”.

O professor Chico Ribeiro, foi um grande exemplo de dedicação e amor à docência. Entusiasta da profissão, dedicou praticamente toda a sua vida à Contabilidade Aplicada ao Setor Público – participando da formação de gerações de contabilistas. Foi professor-adjunto da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), coordenador do Mestrado em Ciências Contábeis da mesma instituição e membro de Conselho Editorial de vários periódicos.

Importante figura da Contabilidade brasileira e grande colaborador do Sistema CFC/CRCs, Francisco Ribeiro Filho deixou como patrimônio intelectual incomensurável ensinamentos sobre o papel da Ciência Contábil como instrumento de fomento ao Controle Social. No Conselho Federal de Contabilidade (CFC), mostrou-se um líder nato e grande colaborador da Área Pública, atuando como coordenador do Comitê Gestor da Convergência no Brasil. Especialista em temas ligados ao Controle Social, Administração Pública e Controladoria Governamental, foi um dos pesquisadores mais atuantes do Instituto Social IRIS (instituição de fomento ao Controle Social com elevado reconhecimento nacional e internacional), do qual foi idealizador.

Maiores informações sobre o prêmio Chico Ribeiro, acesse: http://www.socialiris.org/premiochicoribeiro/index.php