Curso de C. Contábeis promove palestra sobre linhas de crédito para financiamento habitacional, ministrada por profissionais da Caixa Econ. Federal

Dentre os objetivos da disciplina de Introdução à Contabilidade de Gestão, ministrada pela Professora Loreni Braum, no primeiro ano do curso de Ciências Contábeis da Unioeste, está o planejamento financeiro pessoal de curto, médio e longo prazo.

Contando com o apoio das parcerias firmadas entre a universidade e as empresas da região oeste do Paraná, para que as pesquisas e investigações teóricas possam ser vistas em termos de aplicação prática, na aula do dia 17/04/2019 dois colaboradores da Caixa Econômica Federal - Rosemeri Gubert Frizon (gerente de relacionamentos) e Rafael Gomes de Lemos (gerente geral da agência), ambos da agência de Marechal Cândido Rondon ministraram uma palestra educacional apresentando, esclarecendo dúvidas e explicando sobre o funcionamento da linha de crédito denominada “Minha Casa, Minha Vida” para financiamento habitacional.

Nesta oportunidade explicaram sobre valores financiáveis, subsídio governamental, taxas aplicáveis por faixa de renda, implicações para quem está endividado e/ou inadimplente, quando pretende adquirir um imóvel por meio de financiamento.

Adicionalmente, explicaram, quanto aos casos de inadimplência, que as dívidas “caducam” após 5 anos. Assim, o CPF do devedor deixa de fazer parte da lista restritiva no SCPC e Serasa. No entanto, internamente (no local da dívida, isto é, onde adquiriu bens ou serviços) permanecerá até o dia que ela seja paga. Além disso, no Bacen o CPF também ficará indicando que aquele indivíduo é “mau pagador”, enquanto não quitar sua dívida e o credor repassar tal informação ao Bacen.

Considerando que atualmente diversos alunos do primeiro ano já tem um trabalho próprio e outros terão em breve, foi possível despertar neles o interesse e levar à reflexão sobre financiar um imóvel ou poupar recursos para adquiri-lo à vista. Este assunto faz parte do conteúdo sobre planejamento financeiro pessoal de longo prazo.

Agradecemos aos colaboradores da Caixa pela presença.