Curso de Ciências Contábeis desenvolve 5 Projetos de Ensino envolvendo alunos e professores

O Curso de Ciências Contábeis Unioeste, campus de Marechal Cândido Rondon, está desenvolvendo 5 Projetos de Ensino que envolvem todos os acadêmicos do curso e professores.

Os projetos estão divididos por turma, com conteúdos que buscam relacionar o momento atual (pandemia, isolamento, mudanças comportamentais, impactos sociais, econômicos, ambientais e na gestão pública e das empresas), com a formação contábil.

Especificamente para os acadêmicos do primeiro ano do curso, o projeto tem como título: “Uma Discussão Sobre Saberes Contábeis, Educação Financeira e Comunicação Sob Diferentes Enfoques”, e como objetivos: (i) apresentar alguns conceitos relacionados a contabilidade, alfabetização financeira e educação financeira; (ii) instrumentalizar os acadêmicos para uma adequada gestão financeira pessoal e; (iii) discutir práticas de gestão do conhecimento acadêmico, mediado por diferentes textualidades.

O projeto está sendo desenvolvido com a colaboração de cinco docentes que atuam em disciplina no primeiro ano do curso: Dra. Dione Olesczuk Soutes; Ms. Jéssica Karine de Souza (Coordenadoras do projeto), Dr. Germano de Paula; Dr. Rafael de Souza Bento Fernandes e Ms. Vanessa Seefeld.

Para os acadêmicos do segundo ano, o projeto tem como título: “Diálogos Sobre Contabilidade, Economia, Ética e Gestão Pública Durante a Pandemia da COVID-19”. Tem como objetivo, no âmbito da economia, comparar os impactos das doenças peste negra e da pandemia do coronavírus aos agentes micro e macroeconômicos nos contextos nacional e internacional.  Com relação à ética, busca debater a relação entre a liberdade individual e a responsabilidade ética social, apresentar as definições clássicas de liberdade, e refletir acerca de dilemas éticos. Outro objetivo é identificar os reflexos da pandemia do Covid-19 na gestão pública, principalmente com o aumento de gastos na área da saúde e perdas de arrecadação de tributos, bem como identificar como tais reflexos são registrados pela contabilidade pública, enfocando também no papel importante que a ciência contábil exerce na sociedade, inclusive neste período de crise.

Coordenado pelo Professor Dr. André Fernando Hein, o projeto conta com quatro módulos ministrados pelo coordenador do projeto, pela Professora Ms. Jéssica Karine de Oliveira Gomes e pelos Professores Dr. Germano de Paula e Dr. Tomás Farcic Menk.

Com o título “Iniciação a Pesquisa Contábil e Desenvolvimento Profissional em Tempos de COVID-19”, os acadêmicos do terceiro ano estão participando do projeto de ensino que tem como objetivo desenvolver conhecimentos e habilidades contemplando temáticas de pesquisa científica e de desenvolvimento profissional em contabilidade. A temática se apoia em um cenário de mudanças e que suscita novos temas de pesquisa.

O projeto está dividido em 6 módulos e conta e com a participação da professora Ms. Vanessa Seefeld (Coordenadora do Projeto), professores Dr. Aládio Zanchet, Ms. Claudio Schultz, Mestranda Eda Cristina Benkendorf, Dra. Loreni Maria dos Santos Braum e Dr. Martin Airton Wissmann.

Os acadêmicos do quarto ano estão envolvidos no projeto de ensino denominado “Comportamento dos Mercados e Gestão Contábil Financeira de Empresas no Pós COVID-19”. O projeto tem como objetivos: (i) compreender a dinâmica do mercado de capitais e o papel de agentes como auditores, contadores e analistas nesse mercado; (ii) avaliar o potencial de mecanismos de gestão de empresas em períodos de crises e; (iii) discutir o processo de produção de conhecimento em contabilidade.

Coordenado pelo professor Dr. Aládio Zanchet, o projeto é dividido em 5 módulos e conta também com a participação dos(as) docentes: Dr. Valnir Alberto Brandt; Dra. Dione Olesczuk Soutes; Ms. Claudio Schultz; e Dra. Loreni Maria dos Santos Braum.

Já para os acadêmicos do quinto ano a temática está centralizada na “Atuação Profissional do Contador no Enfrentamento de Crises”. O projeto de ensino está dividido em cinco módulos e objetiva analisar a atuação profissional contábil no enfrentamento da pandemia a partir de situações específicas vinculadas aos aspectos psicológicos, ao comportamento socialmente responsável, a atuação do contador, aos relatórios financeiros e ao controle social dos gastos públicos.

Os módulos são ministrados pelos professores: Dr. Martin Airton Wissmann (Coordenador do Projeto), Dra. Adriana da Cunha, Dr. Aládio Zanchet, Dr. André Fernando Hein e a Mestranda Eda Cristina Benkendorf.

Desenvolvidos totalmente de forma remota, os projetos que iniciaram no mês de junho, têm previsão de conclusão no mês de agosto. Os módulos são desenvolvidos de forma sequencial e têm como procedimentos metodológicos: (i) a disponibilização de material aos participantes, em formato de texto, vídeo ou outra forma, por meio de plataformas digitais; (iii) a realização de videoconferências com os acadêmicos, visando discutir o conteúdo do material disponibilizado e orientar o desenvolvimento das atividades previstas e; (iii) na conclusão de cada módulo os alunos são convidados a responder um conjunto de questões com o intuito de obter um feedback dos participantes, em relação ao assunto abordado e o desenvolvimento da atividade.

“Estes projetos de ensino trouxeram vários benefícios ao curso como um todo, dentre os quais podemos destacar o desenvolvimento e a discussão de temas contemporâneos que, inevitavelmente, fazem e farão parte da formação do profissional contábil; a promoção e a ampliação do conhecimento e o desenvolvimento de habilidades, por parte dos professores e alunos, em relação ao uso das principais ferramentas que possibilitam o ensino de forma remota; o fomento à interação entre docentes e discentes; a possibilidade do cumprimento de carga horária para fins de atividades acadêmicas complementares, item exigido pelo Projeto Pedagógico do curso”, destacou o Coordenador do Curso de Ciências Contábeis, professor Dr. Aládio Zanchet.

 

Publicado em: 14/07/2020

Fonte: https://www.unioeste.br/portal/central-de-noticias/54441-marechal-unioeste-promove-cinco-projetos-desenvolvidos-online